Amigos do Blog.

Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Alto Comando do Exército reforça esquema de segurança a Joaquim Barbosa, após duas ameaças

http://acordabrasilacordaigreja.blogspot.com.br/2012/12/alto-comando-do-exercito-reforca.html



E NÓS, PARA ONDE VAMOS?


Segue na íntegra o texto do jornalista Jorge Serrão. 

DOMINGO, 23 DE DEZEMBRO DE 2012


Alto Comando do Exército reforça esquema de segurança a Joaquim Barbosa, após duas ameaças

Edição do Alerta Total – www.alertatotal.net 
Leia também o site Fique Alerta – www.fiquealerta.net 
Por Jorge Serrão - serrao@alertatotal.net

Exclusivo – O Alto Comando do Exército ratificou ontem que continuará sendo o principal responsável pela segurança pessoal do presidente do Supremo Tribunal Federal. A cúpula militar ainda determinou um reforço no esquema que protege Joaquim Barbosa, depois de detectar pelo menos duas ameaças, nas últimas 48 horas, ao ministro que relatou o processo do Mensalão. Além de escolta, Barbosa agora contará também com vigilância inteligente durante a noite.


A ordem oficial de reforço veio às 14h 52 minutos de sábado. O documento reservado foi providencialmente assinado pelo General José Elito, membro do Alto Comando do EB e ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Além das ameaças detectadas pela inteligência militar, o reforço foi justificado por um estranho fato burocrático ocorrido na sexta-feira.

Na hora em que Barbosa se preparava para encerrar o expediente no STF, veio uma suposta ordem do Ministério da Defesa para que o pessoal militar que fazia a segurança de Barbosa fosse substituído. A nova orientação seria que Barbosa, após o julgamento do Mensalão, voltaria a contar com a proteção de agentes do Judiciário ou da Polícia Federal. Acontece que os servidores da Agência Brasileira de Inteligência, a serviço do GSI e do EB, resolveram não cumprir a estranha ordem, já que não tinham recebido qualquer comunicado oficial sobre a troca.

 Joaquim Barbosa foi para sua residência oficial vigiado por duas diferentes equipes de escolta. Avesso à segurança pessoal, Barbosa reclamou do excesso de pessoal militar com o qual já estava habituado a conviver. Ontem, o conflito de atuação foi desfeito. O General Elito, pessoalmente, reafirmou que só o Alto Comando do Exército ficará responsável por ordens acerca do esquema especial de segurança a Joaquim Barbosa. O serviço continua a ser executado por agentes de inteligência e oficiais do EB.

O esquema funciona no Rio de Janeiro, neste final e começo de semana, onde Barbosa passa o Natal e responde pelo plantão de recesso do Supremo Tribunal Federal. No Ministério da Defesa, estranhamente, ninguém assume de onde veio a ordem para alterar a segurança de Barbosa. Nas entrelinhas, no meio militar, interpreta-se que foi dado mais um sutil recado do Alto Comando do Exército ao governo e, por extensão, ao Partido dos Trabalhadores – cujos dirigentes, publicamente, vêm hostilizando Barbosa e fazendo críticas ácidas ao Poder Judiciário.

Ao que se sabe até agora, a Presidente Dilma Rousseff apenas tomou conhecimento da pequena confusão, mas não teria interferido no conflito entre a EB-Defesa-GSI, mesmo sendo a comandante-em-chefe das Forças Armadas. Não chegou a se configurar uma “crise militar”. Mas a cúpula do EB reafirmou sua independência para tomar decisões que considere de interesse estratégico para a segurança nacional ou para o pleno funcionamento das instituições democráticas. Se os petistas souberem ler, este pingo de decisão dos Generais é uma letra maiúscula de que não se aceitará um desrespeito às regras institucionais e constitucionais. 

O recado do EB foi direto: a petralhada deve parar de falar e fazer besteiras contra o frágil regime democrático no Brasil.

Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus.

O Alerta Total tem a missão de praticar um Jornalismo Independente, analítico e provocador de novos valores humanos, pela análise política e estratégica, com conhecimento criativo, informação fidedigna e verdade objetiva.

Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor. Editor-chefe do blog e podcast Alerta Total: www.alertatotal.net. Especialista em Política, Economia, Administração Pública e Assuntos Estratégicos.

A transcrição ou copia dos textos publicados neste blog é livre. Em nome da ética democrática, solicitamos que a origem e a data original da publicação sejam identificadas. Nada custa um aviso sobre a livre publicação, para nosso simples conhecimento.


© Jorge Serrão. Edição do Blog Alerta Total de 23 de Dezembro de 2012.

5 comentários:

  1. Isso mesmo Deus ha de proteger o nosso Ministro Joaquim Barbosa. Ele nao pode morrer em maos tao profanas como a dos petistas que estao fervilhando numa panela de agua fervendo, sem saida para seus crimes que estao todos sendo descobertos e com o Ministro no comando serao todos punidos exemplarmente. Deus salve nosso Ministro!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma noticia fantasiosa, Tão mentirosa, que o presidente do STF vai passar as festas de fim de ano, com sua familia que mora em Paracatu, perto de Brasília, e pior, que tem gente que acredita em Papai Noel e Coelho da Pascoa. E pior, ele sendo presidente do STF não pode sequer abandonar o posto, indo para o Rio de Janeiro. Pois o mesmo está de PLANTÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,
      Caiu na net, a gente tem o dever de publicar, mas eu também espero que seja mais um destes hoax que aparecem de tempos em tempos.
      Infelizmente, nosso País já conta com inúmeros casos de assassinatos de Políticos, Prefeitos, Policiais e até de Juízes, então, não é de se espantar quando vemos uma notícia de ameaças.
      O Ministro Joaquim Barbosa é um dos poucos homens que teve a dignidade de defender a Democracia, a Ética e o Estado de Direito e por isso, merece receber todo o apoio do povo, mas infelizmente, recebe também a ira de muitos que andam em Trevas.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  3. Ola Caro Fontes estou aqui para desejar a voce um FELIZ NATAL e um ANO NOVO cheio de realizacoes e de coisas boas. Espero que sua mesa seja sempre farta e com todas as gulozeimas que mais gosta, que tenha tambem saude e tranquilidade. Que voce tenha sempre o amor dos homens e o amor de Deus. O que aparecer de mal, enfrentaremos e venceremos, certo? Abraco forte. Ah, gostaria de agradecer por seguir o Politica...OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelos desejos rsrs.
      É sempre bom receber bons desejos como estes e eu quero te retribuir em dobro.
      Que Deus te abençoe abundantemente e o Natal e o Novo ano sejam repletos de felicidade para você e os seus.
      Quanto ao mal, temos que ter a certeza de que o bem, sempre vencerá.
      Quanto ao seu blog, eu já conhecia, mas na visita que fiz após seu comentário, relembrei e resolvi segui-la.

      Um abração e fique na Paz.

      Excluir

Pesquise com PRIVACIDADE!!!

Este SiteWeb
Powered By Blogger